Sony e Android 3! Será que vai dar jogo?

Em Cheats, Dicas e Códigos por André M. Coelho

Videogames da Sony são os melhores do mercado. Se isso não unanimidade é pelo menos uma opinião da maioria. Os consoles PS2 e PS3 são muito vendidos no mundo todo e não é pequena a oferta de jogos para estes consoles. O PSP também não fica atrás e tem boa parte do mercado de videogames portáteis. Talvez neste segmente o Nintendo DS incomode um pouco mais a dominação da Sony, e pode ser um dos motivo para o lançamento de um novo produto.

Há rumores de que a Sony Ericsson estaria trabalhando em uma nova plataforma de jogos que funcionaria sobre o sistema operacional Android 3.0, que deve equipar os celulares mais modernos da próxima geração. O Android é feito em conjunto com o Google e várias outras empresas do setor de telefonia celular e é portanto muito versátil para os desenvolvedores, seguindo a linha Google de oferecer boas ferramentas de desenvolvimento de software e API’s. Em outras palavra, praticamente qualquer um pode criar programas para o Android… e porque não jogos excelentes!

Leia também

Para estes jogos a Sony lançaria um celular próprio para jogos, mas com função “extra” de telefone. Ao invés de um teclado delizando, ao deslizar o aparelho seriam exibidos os controles com botões e direcionais para jogos, no estilo do PSP Go. Uma tela sensível a toque seria usada para substituir o analógico do PSP, que não fez muito sucesso entre os utilizadores. Este novo aparelho viria com configurações parrudas como tela de até 4 polegadas, 5MP de câmera e processador SnapDragon de 1GHz, o mesmo processador do Nexus One.

A montagem abaixo mostra bem como seria o design deste novo aparelho. Os jogos teriam qualidade 3D similar aos primeiros jogos lançados para PSP.

Celular Sony para Jogos

Celular Sony para Jogos

Embora seja apenas um rumor, você que é jogador de carteirinha precisa ficar a par das novidades do mercado de jogos. Será que este aparelho pode ser considerado o tão sonhado Playstation Mobile? É uma abordagem bem diferente se considerarmos que o celular ganha mais uma função que originalmente não tinha: servir de console de jogos. Antes os jogos no celular eram apenas passatempos rápido, mas nunca a principal função do aparelho. Parece que as coisas estão mudando.

Outra função interessante que podemos prever caso o Android 3 se torne mesmo uma plataforma propícia para criação de jogos, é a criação de emuladores para vários dos consoles anteriores. Com a maior velocidade do processadores dos telefones celulares isto não é nada impossível. Já até existem emulares de SNES para Android, e este será tema de um novo artigo.

Fonte da imagem: Endgadget

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é entusiasta de todo tipo de jogo: retrô, moderno, arcade, consoles, PCs, smartphones, jogos de tabuleiro, wargames, e vários outros. Escreve há muitos anos no site Jogos Palpite Digital e compartilha suas opiniões e análises sobre jogos em geral.