Comprar um Steam Box vai valer a pena?

Em Cheats, Dicas e Códigos por André M. Coelho

O Playstation 4 e Xbox One estão no centro das atenções agora, mas os Steam Box da Valve podem ser uma ameaça maior para os consoles tradicionais que a maioria das pessoas imagina.

Um momento ímpar no mundo dos consoles

Com o recente lançamento da Microsoft Xbox One e Sony Playstation 4, apareceram uma série de novidades sobre os novos consoles  o estado dos jogos modernos. O SteamOS e os Steam Box da Valve foram oficialmente anunciado alguns meses atrás, sem o alarde dos consoles da Microsoft ou da Sony, mas eles ainda são muito relevantes para a conversa.

Leia também

A guerra dos consoles e os PCs

Na guerra de jogos de PC contra jogos de console, os prós e contras de cada opção não mudaram muito. Claro, jogos online são muito mais recentes para consoles do que são para PCs , mas a maior parte das vantagens de cada um são as seguintes:

Consoles são uma opção muito mais barata. Eles têm a garantia de funcionar direto da caixa e eles fornecem uma plataforma padrão para os desenvolvedores de jogos otimizarem.

PCs são muito mais poderosos do que os consoles. Isso os permite fornecer melhores gráficos e resoluções mais altas do que nos consoles. PCs também são modulares e atualizáveis, embora ao mesmo tempo o que é um fator positivo para alguns, é um ponto negativo para aqueles que não querem lidar com a variedade de peças e configurações disponíveis no mercado de PCs.

Um sistema operacional familiar

Os Steam Box da Valve (e o SteamOS por extensão – sistema operacional da Valve) fornecem uma alternativa interessante para o debate eterno. Eles desenvolveram uma variante do Linux personalizado que foi otimizado para jogos com desempenho e uma interface que é amigável a sala de estar, tanto em termos de interface com o usuário, bem como periféricos. Assim, a Valve está partilhando o que tem sido tradicionalmente visto como território dos consoles.

A razão pela qual muitos proprietários do console evitam jogos de PC é devido à natureza fragmentada do mercado de jogos para PC: muitos distribuidores, muitas maneiras de jogar, muitos periféricos, muito em que pensar. As pessoas só querem comprar o seu jogo compatível e jogar, e consoles permitem que eles façam isso. O mesmo acontece com o SteamOS.

O SteamOS não só estará disponível em caixas de vapor também. Os usuários serão capazes de instalá-lo em seus PCs existentes , se optar por fazê-lo , e as melhorias do sistema operacional , esperamos proporcionar um melhor desempenho em jogos do que a instalação padrão do Windows.

A outra principal razão para jogadores de console evitarem PCs é devido à variação enorme em hardware PC disponível para compra. Algumas configurações funcionam melhor do que outras, os drivers gráficos também importam muito e há muito o que mexer e personalizar para o jogador que quer apenas jogar. Aí entram as Steam Box.

Conquistando o mundo dos consoles com um PC

Com várias fabricantes fazendo suas versões das “caixas” da Steam, as opções serão ótimas para quem quer fugir dos consoles. (Foto: www.theverge.com)

Uma opção para o usuário que quer um “console PC”

As Steam Box fornecem uma alternativa convincente. Fabricantes vão lançar em várias faixas de preço e com configurações fáceis de diferenciar as suas capacidades de desempenho, executarão o SteamOS e fornecerão uma plataforma que pode ser atualizada, mas que não precisará disso.

As Steam Box são projetadas para tirar o melhor do console e aplicá-lo ao mundo do PC. O consumidor que quer uma caixa para jogos barata que vai rodar os jogos que eles querem jogar? Compre uma Steam Box. O consumidor quer um Box que vai rodar os jogos em altas resoluções, com configurações gráficas até ao máximo? Compre uma Steam Box. O consumidor quer um Box que pode, eventualmente, ser atualizado ao longo do tempo, mas ainda oferece uma experiência unificada que é boa para a sua sala de estar e tem uma biblioteca sólida de jogos para escolher? Compre um Steam Box.

O melhor de dois mundos

Uma característica importante do Steam Box será o novo controle da Valve. Steam Box e o SteamOS vão funcionar bem com um mouse e teclado ou um controle USB qualquer, mas o novo gamepad da Valve é projetado exatamente para “substituir” o mouse e o teclado. Ao invés de usar os sticks analógicos tradicionais, o controle do Steam Box usa dois trackpads circulares (superfície sensível, como um mouse de notebook). Não há D-Pad e os botões estão em direção ao meio do controle, em vez de no lado direito. Existe um grande sensor no centro também. Além disso, ele tem um par de grandes gatilhos na parte superior e traseira do controle.

O Controlador de vapor é projetado para permitir a sensibilidade e precisão de um mouse quando se aponta o uso de alta resolução trackpads clicáveis ??utilizando uma nova forma de feedback tátil , bem como a liberdade de movimento e botões facilmente acessíveis de um gamepad tradicional. Mesmo ignorando as implicações de SteamOS e caixas de vapor , o Controlador de vapor tem o potencial de revolucionar a forma como os jogos de PC são reproduzidos e torná-los mais acessíveis aos jogadores acostumados a gamepads tradicionais.

É o Steam Box o console certo para comprar? Comprar um Steam Box vai valer a pena?

Os Steam Box terão uma grande vantagem em relação aos seus novos irmãos de console: a loja Steam e sua enorme biblioteca de jogos. No momento em que escrevemos este artigo, existem cerca de 400 títulos de jogos disponíveis para Linux no Steam (tudo isso será executável no SteamOS). Compare isso com os 22 jogos de lançamento disponíveis para o Xbox One e os 26 disponíveis no PS4. Tendo cerca de 20 vezes o número de títulos de lançamento disponíveis é uma razão para comprar um Steam Box, em vez de um Xbox Um ou PS4. Além do mais, você pode sempre instalar o Windows e ter disponível milhares de jogos, novos e antigos, não só da Steam mas de outras lojas online também.

Os Steam Box também têm a vantagem de melhorar continuamente ano após ano, enquanto que o ciclo de vida dos consoles é suscetível de ser de pelo menos sete anos. Uma plataforma que pode sempre evoluir e melhorar enquanto continua a fornecer uma experiência de se conectar e jogar unificada é difícil em uma competição. A Vale certamente tem um vencedor com o seu novo projeto de controle, e um sistema operacional focado no jogo com capacidades potenciais de PC vai certamente ser atraente para os consumidores.

Considerações Finais

A única grande questão ainda vai ser ou não se a Valve pode competir com as campanhas de marketing em massa que a Microsoft e a Sony estão fazendo  para seus consoles. A percepção pública vai determinar como essa batalha acaba, mas a partir de uma perspectiva especificações e características, o SteamOS e os Steam Box são uma séria ameaça para os consoles tradicionais e uma ótima opção para quem quer ter uma biblioteca de jogos antigos, novos e futuros por muito mais tempo e com muito mais utilidades e possibilidade de melhorias futuras.

O que você acha dos Steam Box? Vai comprar um ou pretende continuar nos consoles?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é entusiasta de todo tipo de jogo: retrô, moderno, arcade, consoles, PCs, smartphones, jogos de tabuleiro, wargames, e vários outros. Escreve há muitos anos no site Jogos Palpite Digital e compartilha suas opiniões e análises sobre jogos em geral.