Quanto tempo as crianças podem passar jogando no computador ou vídeo game?

Em Cheats, Dicas e Códigos por André M. Coelho

Talvez esta seja a maior preocupação dos pais no mundo de hoje, Muitos pais pensam que é melhor ter a criança dentro de casa a todo custo do que correr o risco dela estar fora e perto do mundo das drogas, seguindo este pensamento e junto da ausência da maioria dos pais devido a ocupações diárias como o trabalho, as crianças tem ficado horas na frente de um vídeo game ou computador.

Por quanto tempo é recomendado permitir esse tipo de diversão? Estudos apontam que esse tipo de atividade auxilia as crianças no desenvolvimento cerebral, uma vez que exercita a prática do mesmo e promove um desenvolvimento de raciocínio melhor.

Leia também

Em contra partida existem os excessos que prejudicam e muito a saúde das crianças, é preciso criar certo limite para isso, evitar muitas horas seguidas sem uma pausa sequer de descanso. Problemas de coluna causados por uma má postura quando se está jogando, obesidade ocorrida pela falta de prática de esportes ou atividades físicas e problemas sérios na visão pela exposição excessiva a tela do computador.

Crianças jogando

Crianças viciadas em jogos.

Devido a estes problemas muitas mudanças já foram feitas para minimizar estes impactos, no início a simples mudança do tamanho do fio entre joystick e vídeo game já fez com que as crianças não ficassem tão perto da TV, nos dias de hoje a preocupação levou a criação de jogos mais dinâmicos em que você deve simular os movimentos do game, com esse tipo de jogabilidade o índice de obesidade por falta de exercícios pode diminuir bastante.

A prática de esportes, cumprirem as tarefas escolares, ajudar em casa, são coisas que devem estar presentes no cotidiano de cada criança, muitas delas não sabem o que é divertir fora dos games, outras não tem foco nos estudos o que pra mim é o pior caso de todos.

O certo é que neste mundo de dúvidas deve prevalecer a consciência dos pais, estipularem limites e uma lista de obrigações para que as crianças não se prendam apenas neste mundo. O mais adequado é que o mesmo período que a criança passar jogando, ela também pratique esporte e se dedique as outras atividades.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é entusiasta de todo tipo de jogo: retrô, moderno, arcade, consoles, PCs, smartphones, jogos de tabuleiro, wargames, e vários outros. Escreve há muitos anos no site Jogos Palpite Digital e compartilha suas opiniões e análises sobre jogos em geral.