Jogos de tiro gratuitos: quais os melhores?

Em Dicionário de jogos por André M. Coelho

O cenário de FPS gratuito é mais robusto e imponente do que nunca, alinhado com uma variedade de sucessos notáveis ??como Team Fortress 2 e o sucesso interestelar Planetside. Eles não podem oferecer os mesmos valores de produção como o mais novo Call of Duty, Battlefield ou Halo, mas, novamente, não vão custar mais de R$100.

Aqui estão nossas escolhas para os melhores FPS gratuitos, para que você possa gastar menos tempo inserindo as opções de pagamento e mais tempo ganhando pontos por inimigos aniquilados

Team Fortress 2 (Windows / Mac OS X / Linux)

Com gráficos lindamente construídos e um sistema de classe bem equilibrado, o elogiado Team Fortress 2 ainda apela para os jogadores casuais e profissionais, ganhando uma das maiores bases de jogadores no mercado da Steam por mais de sete anos depois de sua estréia inicial. O jogo é um híbrido firme de combate rápido e estratégia intensa, em que cada uma das nove classes do jogo apresenta seus próprios pontos fortes e fracos.

Leia também

Os modos de jogo são simples, opondo principalmente dois times um contra o outro, em um esforço para mover um carrinho, capturar pontos, ou roubar uma maleta. A última expansão ainda incluiu um modo “Tower Defense” onde a equipe tem de se unir para combater robôs que tentam invadir sua base. É altamente competitivo por natureza, mas ainda atende a todos os níveis de habilidade. Como a maioria dos títulos para vários jogadores, trata-se de explorar o calcanhar de Aquiles de seus inimigos e, ao mesmo tempo, proteger o seu próprio calcanhar, mas ainda aprecia uma marca estilizada de humor que se tornou icônica da marca Team Fortress.

America’s Army (Windows)

Embora o jogo tenha sido originalmente concebido como uma simples ferramenta de relações públicas e de recrutamento, a tática série de tiro em primeira pessoa desenvolveu apoio popular suficiente ao longo dos anos para justificar várias continuações e ganhar elogios da comunidade. É profundamente tático, colocando os jogadores em pequenos times, enquanto deleitando-se com o armamento moderno e equipamentos táticos do dia. Em vez de oferecer um bando de modos de jogo comuns, modos de jogo variados do título são baseados em combate baseado em esquadrões.

O jogo ainda tem uma série de erros, mas o completo realismo e autenticidade de missões do jogo desmentem facilmente qualquer escrúpulo em relação aos recursos visuais mais básicos e o mapa limitado. Exército dos EUA também exige que os jogadores treinem, usem certas armas, e aprendam os primeiros socorros no mundo real, o último dos quais os jogadores devem implementar adequadamente para curar companheiros de equipe no jogo.

Vantagens do Team Fortress 2

Caótico, divertido e com uma excelente jogabilidade: as melhores descrições para o FPS Team Fortress 2. (Foto: www.weblettres.net)

Tribes Ascend (Windows)

Em Tribes Ascend, os jogadores manobram usando um jetpack e skis, atravessando ambientes enormes a uma velocidade vertiginosa, seja por vontade própria ou usando uma variedade de veículos no jogo. O jogo apresenta uma grande variedade de modos, e nove classes desbloqueáveis, cada uma das quais oferece seu próprio conjunto distinto de armas e habilidades obtidas através do sistema de progressão do jogo.

Os mapas enormes também são ótima opção para modos de jogo baseado em defesa e objetivos, com foco em uma amplitude de duelos aéreos e explosões em pleno ar, em vez de enfatizar a estratégia bem ensaiada como a maioria dos títulos. Além disso, os modelos de personagens são finamente trabalhados, e a jogabilidade permite que até 32 jogadores compitam em modos de jogo mais marcantes, como capturar a bandeira, team deathmatch, e as batalhas de arena de cinco contra cinco. O combate de alta velocidade e atualizações consistentemente-expansivas de Tribes Ascend complementam ainda mais esse contexto favorável.

Wolfenstein: Enemy Territory (Windows / Mac OS X / Linux)

Wolfenstein: Enemy Territory pegou um pouco de fama desde que foi originalmente lançado como um título apenas multiplayer em 2003, ganhando um apoio considerável para o seu sistema de classificação e experiência clássica, comunidade fanática e sistema de classes inovador, embora os gráficos nunca foram bastante a par com as ofertas da concorrência.

Fácil de jogar mas difícil de dominar, o jogo permite aos jogadores assumir o papel de Eixo ou Aliados, colocando-os em combate baseado em equipes que abrange uma variedade de cenários baseados em objetivos. Até 32 jogadores podem escolher uma das cinco classes distintas e competir ao longo de três mapas, cada um dos quais está ligado a uma campanha mais abrangente. No entanto, o verdadeiro apelo duradouro do título encontra-se dentro do sistema de classes acima, fornecendo um conjunto de boas-vindas de promoções no campo de batalha que vêm juntamente com competências reforçadas e armamento adicional, como minas terrestres e uma MG-42 móvel.

Vantagens do jogo Hawken

Robôs gigantes e armas para todos os lados. Preciso de mais argumentos para te convencer a jogar Hawken? (Foto: www.evilripper.net)

Planetside 2 (Windows)

Com batalhas envolvendo planetas inteiros e três diferentes facções, Planetside 2 dá um upgrade no tiro em primeira pessoa. Tudo o que o jogador faz afeta o sucesso da sua facção no campo de batalha, desde matar os inimigos para a compra de veículos até obter pontos de controle inimigo, tudo ocorre em uma escala maciça com animação de boa qualidade e árvores de habilidades excepcionais. O combate diversificado garante não há dois jogos iguais, colocando os jogadores uns contra os outros em batalhas de tanques personalizados de um minuto e tiroteios urbanos e ataques aéreos depois. Tudo dá aos jogadores a oportunidade de desbloquear armas, acessórios, habilidades e outros componentes através de sistema de nivelamento intuitivo do jogo.

O núcleo de Planetside 2 gira em torno de conquistar territórios cruciais e reivindicar recursos-chave, com centenas de jogadores combatendo ao longo de vários dias e batalhas de uma semana.

Blacklight Retribution (PlayStation 4, Windows)

Blacklight Retribution oferece a vantagem simples para cada jogador logo no começo do jogo. Entre as suas características inovadoras, o jogo também oferece uma grande variedade de modos de jogo intenso, armas altamente personalizáveis ??e armaduras e tecnologia futurista que irão mantê-lo jogando e atualizado por um longo tempo. A interface visual e gráfica são lindas, enquanto os convenientes depósitos de armas e armaduras fornecem meios adicionais de jogar nove mapas do título e sete modos de jogo clássicos.

Os jogadores também ganham pontos em uma variedade de formas ao longo partidas para permitir vantagens no jogo, tais como reposição de saúde e artilharia pesada, promovendo o jogo ao lado dos milhares de combinações de armas disponíveis e anexos modernos. No entanto, ganhar permanentemente um bônus no jogo leva tempo, por isso a simplicidade terá que funcionar por um bom tempo.

Tom Clancy’s Ghost Recon Phantoms (Windows)

Baseando-se nas campanhas single-player de sucesso da série Ghost Recon, Ghost Recon Phantoms se baseia mais sobre o trabalho em equipe complexo do que simples jogabilidade de correr e atirar. Três classes – assalto, apoio e reconhecimento – precisam trabalhar juntos de forma impecavelmente equilibrada, enquanto o sistema de cobertura dinâmica e dezenas de itens desbloqueáveis ??adicionam à fanfarra de esquadrões de uma forma única. Ao contrário do resto dos jogos nesta lista, grande parte do movimento e cobertura é feito a partir de uma perspectiva de terceira pessoa. Ao olhar para baixo o escopo ou a conclusão dos objetivos, no entanto, a câmera muda para modo de primeira pessoa, permitindo uma jogabilidade mais envolvente e mais concentrada no objetivo.

Os modos de mapas e jogos estão alastrando, oferecendo uma rede de vias para emboscadas e ambientes ideais para atiradores de precisão, pontos dos quais os jogadores podem defender e capturar pontos importantes através dos mapas. Além disso, a base de usuários ativos permanece robusta, e os jogadores podem ganhar conteúdo bônus. Ghost Recon Phantoms não deixa de ter seus problemas, mas como a maioria dos FPS free-to-play, fica melhor a cada atualização e expansão subsequente.

http://youtu.be/AqA5lPrxKIY

Gotham City Impostors (Windows)

Passeie pelas ruas de Gotham como um defensor mascarado do Batman ou o Coringa. Gotham City Impostors é um pouco sobre o lado bobo, cheio de humor e arte colorida; fãs dos quadrinhos vai encontrar satisfação no grande número de máscaras, armas, roupas e penteados que você pode enfeitar seu personagem jogável. Um punhado de tipos de jogos criativos, a maioria das iterações nomeadamente clássicas de deathmatch e capture a bandeira, suporte a mais de 100 níveis de jogador e uma extensa modernização, juntamente com a capacidade de desbloquear novas habilidades e poderes no processo são excelentes motivos para dar a este jogo uma chance.

Habilidades movimento único também adicionam ao comportamento frenético do título e de combate em ritmo acelerado, permitindo que os jogadores deslizar e patinar em todas as ruas da cidade excepcionalmente bem projetadas de Gotham, dando uma mecânica e jogabilidade divertida ao jogo.

Warface (baseado na Web)

Situado no meio de uma guerra capitalista em futuro próximo entre as facções Warface e Blackwood, os divertimentos deste jogo baseado na Web está em seus visuais afiados e combate em equipe. Os jogadores podem deslizar e subir com facilidade, assim como levantar companheiros para níveis superiores, sendo que tudo isso está incluso em elementos estratégicos únicos e um programa de recompensa, sem contar a dinâmica em ritmo acelerado.

Embora o título ostenta uma oferta saudável de padrão modos versus (team deathmatch, plante a bomba, livre para todos), a sua faceta mais intrigante se encontra dentro das missões co-op variadas, em que os jogadores trabalham no combate de hordas de adversários do computador em estágios múltiplos de campanha. Os jogadores também ganham XP e sobem de nível para desbloquear novas habilidades e armas são atualizadas de forma semelhante à maioria dos shooters. Embora as classes de personagens distintas são limitados, a interação fundamental entre os quatro lhes dá profundidade notável e um núcleo estratégico. Se uma pessoa vacila, o mesmo acontece com toda a equipe.

Hawken/Mechwarrior Online (Windows)

Maior é sempre melhor, e Hawken distingue-se, tendo o primeiro gênero a deixar tudo com tamanhos gigantes. Cada jogador está no controle de um mech/robô, correndo e voando a uma velocidade vertiginosa, enquanto dispara as maiores armas imagináveis. Lançadores de foguetes que seguem inimigos, metralhadoras violentas que rasgam armadura além e lasers chamativos que transformam metal em líquido. Os mapas industriais cabem no tema do jogo, mas podem causar problemas com a identificação de inimigos quando a ação fica agitada. Um pouco de prática e concentração irá recompensá-lo muito neste jogo de tiro em ritmo acelerado.

O modelo freemium em Hawken foi recebido com alguma resistência da comunidade, com os jogadores reclamando que os itens de pagar-por-uso causam um equilíbrio injusto. Em resposta, os criadores têm mexido continuamente nos preços e os efeitos desses itens para evitar acusações de pagar-para-vencer. As diferentes classes mech são originais e interessantes, embalagem diferente habilidades especiais e limitações de movimento, bem como a capacidade de personalizar e atualizar o seu mech para demolir a competição. Apenas as classes mais básicas são desbloqueadas para começar, mas com um par de horas de jogo ou alguns de dólares de investimento, você pode atualizar para novos mechs doces como o Rocketeer ou o brawler.

Se você busca algo mais estratégico e dependendo do trabalho em equipe, Mechwarrior Online te coloca em robôs maiores ainda e com a grande necessidade de estratégia para sobrevivência básica, mantendo também as qualidades que fizeram de Hawken tão popular e a opção de comprar Mechs com tempo de jogo ou dinheiro, equilibrando bem as partidas.

O que você acha da nossa seleção dos melhores títulos FPS? Será que esquecemos do seu favorito? Deixe-nos saber nos comentários abaixo.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é entusiasta de todo tipo de jogo: retrô, moderno, arcade, consoles, PCs, smartphones, jogos de tabuleiro, wargames, e vários outros. Escreve há muitos anos no site Jogos Palpite Digital e compartilha suas opiniões e análises sobre jogos em geral.