XBox One, o guia completo!

Em Cheats, Dicas e Códigos por André M. Coelho

O XBox One é a continuação do grandes consoles da Microsoft, que começou o sucesso a partir do primeiro XBox, continuou o crescimento com o XBox 360 e quer continuar a sequência de sucessos no mercado. Mas o que você precisa saber sobre o XBox One para fazer uma compra consciente, garantindo que está escolhendo o melhor console possível?

XBox One: versões

Você pode comprar seu XBox One com ou sem o Kinect, sendo que a versão sem o Kinect sai mais barata. Outra coisa que deve se considerar é o tamanho do disco rígido: quanto maior, melhor, mas o sistema também vai sair mais caro. Ainda, é preciso saber que a Microsoft lançou a versão X do XBox One, com uma capacidade computacional maior e a capacidade de reproduzir conteúdo em 4K, mas tudo isso por um preço um pouco mais salgado que do XBox One. Os dois consoles, entretanto, serão capazes de rodar todos os jogos lançados, sem qualquer problema.

Leia também

Segredos do XBox One: assinatura XBox Live Gold para jogar online

Para jogar online pelo XBox One, é obrigatório ter a assinatura do XBox Live Gold. Até mesmo serviços como Netflix e certas funcionalidades dos jogos (como gravação do gameplay) exigem a assinatura do serviço da Microsoft.

Reprodução de mídias e o disco rígido do XBox One

O XBox One reproduz discos Bluray, DVDs e CDs. Isso é básico em qualquer console hoje em dia. Porém, é importante dizer algo sobre o disco rígido do XBox One.

Assim como seu antecessor (XBox 360), é bem complicado trocar ou aumentar a capacidade do disco rígido do XBox One, isso é, se você conseguir. A Microsoft fez questão de complicar a vida de quem quer fazer um upgrade no sistema, algo diferente de quem tem um PS4, que pode fazer um upgrade fácil comprando um HD de laptop simples.

Xbox One

O XBox One é o console da Microsoft que tem como principal concorrente o Playstation 4, da Sony, em uma competição muito acirrada na disputa pelos gamers do mundo todo. (Foto: Xbox)

XBox One tem capacidade limitada para reproduzir jogos antigos

O XBox One é retrocompatível com apenas alguns jogos de XBox 360. E mesmo assim, não é diretamente a mídia do jogo que vai rodar no seu console, pois você vai ter que baixar um arquivo com uma versão do jogo e instalar no disco rígido do seu dispositivo.

Vale lembrar também que jogos em discos podem ser instalados no disco rígido do console, mas podem ocupar um bom espaço, o que pode ser bem negativo para quem tem os modelos mais básicos de XBox 360.

O XBox One não tem suporte à Bluetooth

Apenas o controle do XBox One tem suporte à Bluetooth. Em outras palavras, não é possível conectar dispositivos sem fio que funcionem via Bluetooth ao seu XBox One, apenas ao controle do videogame, o que pode inutilizar muitos acessórios que os jogadores usam hoje em dia.

Kinect e controle remoto universal no XBox One

Para quaisquer fins de controle remoto universal, o Kinect, quando configurado, será programado para operar sua TV e outros dispositivos a ele conectados. Controles como controle de volume e mudança de canal podem ser executados usando voz. O Xbox One também pode ser controlado com um controle remoto universal compatível. Isso é bom para reprodução de DVD ou Bluray, para pessoas que não querem usar o controle do XBox ou os comandos de voz do Kinect.

Vale a pena dizer que algumas TVs não tem suporte ao Kinect, ou seja, simplesmente não irão funcionar com o dispositivo. Portanto pesquise bem antes de comprar para não ter um dispositivo que não vai ser utilizado em toda sua capacidade.

Um trombolho sempre ligado: esse é o XBox One

Não só o One é um console mais volumoso, com uma fonte de energia gigante, como ele sempre vai ficar ligado, mesmo quando você estiver assistindo TV, seriados, ou filmes. Você pode receber chamadas de Skype, notificações, e outras coisas bem enquanto está curtindo seu filme. Você pode desligar o aparelho, é claro, mas é melhor aprender a conviver com isso e configurar de uma forma que gere menos problemas.

Dicas XBox One: usando em conjunto com outros dispositivos

O aplicativo SmartGlass da segunda tela da Microsoft funciona em uma variedade de telefones, tablets e PCs, e promete adicionar controles de reprodução de mídia, funções de segunda tela no jogo e visualização de informações. Vários são os dispositivos que podem se conectar e tornar a experiência de jogos bem mais imersiva.

Uma entrada HDMI permite que você conecte sua TV a cabo ou satélite diretamente no Xbox One, alimentando todos os seus feeds de TV. O Xbox One também possui seu próprio menu pesquisável para listas de TV e pode mudar o canal tranquilamente. Mas, enquanto você pode assistir sua TV a cabo, você não pode usar o Xbox One para acessar suas gravações ou os menus; Para isso, você terá que usar seu controle remoto do dispositivo de TV a cabo ou satélite, como de costume.

Gravação e streaming de jogos pelo XBox One

É divertido compartilhar gravações dos seus jogos, mas lembre-se de que o Xbox One não grava tudo que você jogar, limitando o tempo. Você pode também fazer capturas de tela, gravando momentos importantes de seus jogos ou cenas memoráveis. Apps de terceiros, como o Twitch, permitem o streaming de jogos de XBox One online.

https://youtu.be/EjrICxN49Lw

Jogos exclusivos para XBox One

Um dos grandes problemas do XBox One são os jogos exclusivos. A Microsoft apostou na construção de um centro de entretenimento, e não em um videogame. Com isso, ela não investiu em desenvolvedores de jogos exclusivos, ficando limitada a apenas umas poucas franquias, enquanto a Sony investiu pesado em diversas produtoras e franquias que são sucesso de crítica e de público. Se os jogos exclusivos forem sua escolha para a compra do XBox One, então você pode acabar se decepcionando.

Ligando o XBox One pela primeira vez

Antes de ligar o XBox One, leia o manual inteiro do videogame. Conecte todos os cabos corretamente, da forma que desejar. Ligue o console só quando estiver tudo pronto, estando com seus dados de sua conta Microsoft em mãos e os dados do seu cartão de crédito, caso queira assinar o serviço XBox Live. Assim que ligar o dispositivo, siga às instruções na tela para configurar o videogame.

Ficou alguma dúvida sobre o XBox One? Deixe nos comentários suas perguntas! Estamos aqui para ajudar!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é entusiasta de todo tipo de jogo: retrô, moderno, arcade, consoles, PCs, smartphones, jogos de tabuleiro, wargames, e vários outros. Escreve há muitos anos no site Jogos Palpite Digital e compartilha suas opiniões e análises sobre jogos em geral.