Garanta o seu Master System 3!
Este console é um clássico. E voltou agora numa versão moderna, trazendo consigo jogos que fizeram parte da infância de muitos. Pra começar, contaremos a jornada desde console pelo mundo, desde os fracassos até aos sucessos! No ano de 1981, no Japão, entrava em testes o projeto do console chamado SG-1000 Mark I. Não houve sucesso. O console era caro, e haviam poucos, o que tornou o projeto do game artigo para colecionadores. Então, em 1984, saiu o SG-1000 Mark II, que era uma versão melhorada do primeiro projeto. Não satisfeita, a Sega (empresa responsável) lançou em 1985 a versão definitiva do console, que ficou conhecida como Master System. Logo de cara a Sega enfrentou problemas com a concorrência, já que pouco tempo antes a Nintendo havia lançado o Famicom, que havia tinha dominado boa parte da indústria do videogame e tinha uma variedade de jogos muito maior.
Leia também
O baixo sucesso não impediu a ousadia da empresa Sega, que, a partir do baixo sucesso, mostrou o Master System para o resto do mundo. O console foi reformulado de cabo a rabo, e em 1986 chegou a solos norte-americanos. Assim como no Japão, o Master System fracassou novamente, só que nos Estados Unidos. Decepcionado, o presidente da Sega fecha um acordo de licenças com a loja de brinquedos Tonka, esperando que a distribuição do Sega Master System (SMS) melhorasse. A Tonka não deu conta do recado, e a Sega, ainda não desistente, repensou suas estratégias. Com fracasso no Japão e nos Estados Unidos, a Sega foi tentar sorte na Europa em 1987. Foi aí que a história começou a mudar.
A Nintendo não fazia tanto sucesso na Europa quanto no país nipônico e na terra norte-americana. Então, quando o SMS chegou lá, conquistou o mercado em pouco tempo, fazendo grande sucesso. Aliás, o sucesso foi tão grande que a Sega abriu uma filial na Europa. A Nintendo já não conseguiria mais combater forças. Claro que, depois disso, o SMS ganhou apoio de grandes nomes para a produção de games para o console. Só para você ter idéia do estouro, estamos falando se empresas softhouses como a Activision, U.S. Gold, Core, Tengen, Acclaim, Absolute, Sony, Virgin Games, Image Works, e entre outros. O jogo da concorrência tinha virado. Agora era a Nintendo que corria atrás do prejuízo, tendo que pedir licenciamento para ter versões de jogos de Master System. Ainda por cima com uma qualidade bem pior. Como o mercado consumidor da Austrália era baseado na Europa, o console também teve grande venda por lá.
Em 1989, nos Estados Unidos, era lançado o Sega Genesis, que finalmente começou a quebrar o monopólio do mercado com a Nintendo dentro do país. Retomando os direitos comerciais depois do fracasso com a Tonka, o console foi readaptado. Nascera o Master System II, com formato mais simples e com preço mais acessível. A coisa não andou tão bem, já que em 1992 o SMS parou de ser fabricado. Mas no mesmo ano de 1989, é importante lembrar que a Sega ganhou mais glória, chegando em nossas terras verdes e amarelas. Yes! O Master System, após tanta luta por sua sobrevivência, finalmente chega ao Brasil, conquistando uma legião de apaixonados por games.
Estava acontecendo uma revolução. Aqui, a loja de brinquedos Tec Toy, diferentemente da Tonka, levou a parceria com a Sega muito a sério, investindo em publicidade e colocando boa variedade de jogos para este novo console. O sucesso só crescia. Em 1990 a Tec Toy tinha 80% do mercado brasileiro de jogos, e criou até games exclusivos para o Brasil. Havia então várias versões de SMS, até mesmo versões portáteis, cor-de-rosa para meninas, e com jogos gravados na memória. A última versão tem 120 jogos clássicos gravados. O Master System teve o suporte da empresa japonesa Sega até 1997, tornando-se um marco para a história dos consoles com jogos como Phantasy Star, Sonic, Zillion, Street Fighter II e etc. A versão mais recente é o Master System 3, que voltou com este nome tão aclamado na década de 80 e 90, ele agora tem o design preto e pequenos detalhes em azul. O console aceita cartuchos de até 8 mega, sendo que vem com 131 games embutidos, incluindo Golden Axe, Alex Kidd, Shinobi, Shadow Dancer, Fantasy Zone, Sonic, e muito mais.
Se você não conhecia o Master System III e ficou interessado, você pode comprar o console em sites de busca de comércio livre como Submarino, BuscaPé e Mercado Livre, ou então procurar o console em estoques de lojas com mais variedade eletrônica, como em grandes filiais do Extra e do PontoFrio. Os preços vão variar um pouco, mas a média é de R$200,00 em um produto novo. Acredite, ter um desses em casa é motivo de orgulho para os apaixonados por games. O Master System é um clássico, e merece ser tratado como, já que ainda é lembrado e usado por tantos!
Sobre o autor
André é entusiasta de todo tipo de jogo: retrô, moderno, arcade, consoles, PCs, smartphones, jogos de tabuleiro, wargames, e vários outros. Escreve há muitos anos no site Jogos Palpite Digital e compartilha suas opiniões e análises sobre jogos em geral.
Veja também
Todos os jogos do Super Nintendo por 50 mil reais!
Ultimate Ninja 5 – Dicas e truques
Desbloquear o video game é crime? É seguro?
Como vender meu video game usado para comprar um melhor?