ESports: os tipos de jogos para competições!

Em Cheats, Dicas e Códigos por André M. Coelho

Os eSports ou esportes eletrônicos, é a modalidade de competição que envolve jogos digitais e que tem se tornado uma febre entre as gerações mais novas. Também, a indústria dos jogos já fatura muito mais do que a indústria do cinema, e a indústria competitiva dos jogos está ganhando cada vez mais seguidores.

Electronic sports: quais são os jogos?

Mas nem todos os jogos são populares o suficiente ou competitivos o suficiente para que se tornar um eSport. Na verdade, as opções são ainda limitadas entre os jogos que tem torneios competitivos ao redor do mundo. Alguns, inclusive, são voltados para públicos específicos. Outros, acontecem só durante certos eventos. É certo que os gêneros de jogos competitivos continuam os mesmos, basicamente, desde que começaram as competições dos eSports.

Leia também

E-sports games: jogos de luta

Nesse estilo de jogo, são premiados com as melhores colocações os jogadores com uma boa coordenação motora, e uma boa combinação entre a visão e os comandos manuais. O reflexo rápido é muito importante nesse tipo de jogo.

Séries de jogos de lutas que fazem partes de campeonatos de eSports são: Street Fighter, Super Smash Bros., Marvel Vs. Capcom, Tekken, Killer Instinct, Mortal Kombat, The King Of Fighters.

Competições de eSports

Campeonatos de jogos eletrônicos estão se tornando cada vez mais comuns, e dando prêmios milionários aos vencedores. (Foto: www.gamingesports.com)

Esportes eletrônicos: jogos de tiro em primeira pessoa (FPS)

São os jogos de tiro em primeira pessoa, que exigem uma excelente coordenação motora e visual do jogador, e um ritmo acelerado para as partidas. Foi um dos primeiros gêneros de esportes eletrônicos a ter competições oficiais e por isso, é um dos que tem mais opções de jogos.

Alguns dos jogos que são usados em competições incluem Doom, Quake, Counter Strike, Call Of Duty, Unreal Tournament, Halo, Painkiller, Battlefield, CrossFire, Team Fortres 2, Alliance of Valiant Arms, Rainbow Six: Siege, Special Force II, The Division, Overwatch.

Esportes eletrônicos: jogos de estratégia

Apesar de exigir rapidez de resposta, jogos de estratégia exigem muito planejamento, conhecimento de jogo, cálculo, exploração de cenário. Você controla um exército de personagens contra um exército adversário. O gênero foi responsável pela popularização do eSports na Ásia, principalmente na Coréia do Sul.

Jogos de eSports de estratégia incluem StarCraft, Warcraft III,

https://youtu.be/xfr1p4gcJck

E-sports games: jogos de esportes

São jogos que simulam esportes, e exigem boa coordenação motora e memorização de comandos por parte dos jogadores. A série FIFA tem um cenário de eSports competitivo e lucrativo para os jogadores e com torneios realmente significativo.

Jogos eletrônicos: Multiplayer Online Battle Arena (MOBA)

Talvez o gênero mais responsável pelo crescimento do eSports ao redor do mundo, o MOBA começou como uma modificação de um jogo de estratégia, e hoje já tem vários jogos variantes, com seu estilo próprio. Exige muita coordenação e principalmente, muito trabalho em equipe.

Exemplos de MOBA nos eSports são DOTA, League Of Legends, Smite, Heroes Of The Storm, Heroes Of Newerth e Vainglory.

Outros jogos competitivos de eSports

Existem alguns jogos que tem campeonatos próprios e não se encaixam em uma categoria específica, com comunidades próprias ou eventos onde ocorrem campeonatos desses jogos.

É o caso de jogos como War Thunder, World Of Tanks, World Of Warcraft, Hearthstone, Pokémon, Tetris, e Donkey Kong. Empresas como a Nintendo, Capcom, e a Blizzard promovem eventos com campeonatos próprios para seus jogos, mas nem sempre em um cenário grande o suficiente para um esporte eletrônico global, apenas para um nicho específico.

Deixamos de lado algum jogo eletrônico de eSport? Deixe nos comentários!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é entusiasta de todo tipo de jogo: retrô, moderno, arcade, consoles, PCs, smartphones, jogos de tabuleiro, wargames, e vários outros. Escreve há muitos anos no site Jogos Palpite Digital e compartilha suas opiniões e análises sobre jogos em geral.