Tipos de jogos de videogame, com exemplos! FPS, MMO, etc…
O mundo mudou. Já vivemos a era do rádio, a era dos LPs, a era dos CDs, a era do cinema, e agora, estamos vivendo a era dos jogos eletrônicos. A indústria dos jogos já superou há muito tempo a indústria dos filmes em faturamento. Isso também significa que cada vez mais nichos de mercado surgem para serem atendidos e explorados, e a indústria dos games cria novos gêneros de jogos para atender a essas demandas.
Jogos eletrônicos estão aqui para ficar. Os eSports, o nome dado às competições de jogos eletrônicos, tem se tornado profissão para algumas pessoas. São prêmios milionários, além de salários de dar inveja até em jogadores profissionais de alguns times de esportes tradicionais.
Leia também
Seja então por curiosidade, ou para começar uma carreira como jogador profissional, conheça um pouco mais dos gêneros/tipos de jogos de video game, com exemplos dos jogos mais clássicos.
Tipos de jogos existentes: shooter
Um dos gêneros de jogos mais antigos já criados. Nesse estilo, o objetivo é afastar inimigos ou objetos para sobreviver e continuar o jogo. Os inimigos ou objetos podem surgir de duas maneiras horizontalmente ou verticalmente, mas existem jogos que já mudaram esse estilo.
Exemplos de jogos shooter: Defender, Galaga, R-Type, Phoenix, Space Invaders, Tempest, Xevious, Aero Fighters, e Zaxxon.
Tipos de jogos eletrônicos existentes: jogo de tipo em primeira pessoa (ou FPS)
Este é um exemplo de um sub-gênero que cresceu o suficiente para se tornar seu próprio gênero. São jogos de ação em tempo real, no qual o jogador navega em um ambiente a partir de uma perspectiva de primeira, em ritmo acelerado.
Embora Wolfenstein 3D seja considerado o primeiro exemplo bem sucedido deste gênero, foi com o lançamento do clássico Doom que as pessoas começaram a reconhecer o verdadeiro potencial deste tipo de jogos. Doom permitia que vários jogadores compartilhasse o mesmo jogo simultaneamente via modem e LAN. Isso se tornou um padrão do gênero, dando o pontapé inicial para o formato de jogo multijogadores que se tornaria tão importante para dar início aos eSports.
Embora este seja um gênero relativamente novo (com início de 1990), é com certeza um dos mais populares.
Exemplos de jogos FPS: Wolfenstein 3D, Doom, Duke Nukem 3D, GoldenEye, Quake, Half-Life, Counter-Strike, Call Of Duty, Battlefield.
Jogos de ação em terceira pessoa
Basicamente, o jogo de ação em terceira pessoa segue o mesmo estilo do jogo de ação em primeira pessoa, com a diferença de que a visão do seu avatar no jogo será por trás do personagem ou sobre o ombro do mesmo. A mesma rapidez de reação será exigida, e esse gênero tem ganho grande popularidade com títulos de grande sucesso nos últimos anos, como GTA, Tomb Raider, e a série Uncharted.
Exemplos de jogos de ação em terceira pessoa: Uncharted, GTA, Gears Of War, Tomb Raider.
Gêneros de jogos digitais: aventura
Também um dos gêneros primordiais de jogos eletrônicos, especialmente para os computadores. No começo, eram apenas jogos baseados em textos, como a série Zork original. Quando o Ataria surgiu, a Sierra começou a desenvolver a série King’s Quest, com imagens interativas e vários quebra-cabeça, além dos textos. O mais interessante desse gênero foi sempre o foco na resolução de problemas e ausência de violência, buscando educar e divertir seu público com aventuras que ainda encantam os jogadores até hoje.
Exemplos de jogos de aventura: Gabriel Knight, Indiana Jones, Maniac Mansion, Monkey Island, Myst, Police Quest, Syberia, Legend Of Zelda.
Gênero de jogo beat’em up e hack and slash
É um gênero conhecido pela característica de andar pelo cenário destruindo inimigos e o próprio cenário, seja o mesmo em 2D ou 3D. O primeiro jogo do gênero foi Kung-Fu Master, que deu origem a vários outros clássicos, como Renegade, Streets Of Rage, e Moonwalker, que tinha Michael Jackson como personagem principal. Mais recente, com o advento do 3D, temos a introdução de novos clássicos, como God Of War.
Exemplos de jogos beat’em up e Hack and slash: Castle Crashers, Double Dragon, Devil May Cry, Bayonetta, Darksiders.
Gêneros de jogos: plataforma
Donkey Kong e Space Panic são considerados os primeiros jogos de plataforma. Jogos dentro deste gênero são geralmente identificados pela navegação em ambientes que exigem o tempo certo para dar cada salto, cada pulo, afim de chegar a um destino, evitando e/ou eliminando inimigos no caminho. Muitos deles, como Donkey Kong, tem uma série de cenários, cada uma com seu próprio padrão individual de desafios.
Quando as empresas começaram a desenvolver jogos de plataforma para consoles domésticos e computadores em vez de máquinas de fliperama, eles tiraram vantagem dos processadores em evolução e da maior capacidade de memória, indo além dos cenários estáticos dos primeiros jogos. Este passo evolutivo nos jogos de plataforma moveu os jogos mais perto de histórias envolventes, até gráficos melhores, em 3D, com grandes clássicos da história dos jogos nesse meio.
Exemplos de jogos de plataforma: Bubble Bobble, Burgertime, Donkey Kong, Mario Bros., Space Panic. Jogos de plataforma 2D: Bonk, Donkey Kong Country, Sonic the Hedgehog, Super Mario Bros., e Vectorman. Jogos de plataforma 3D: Crash Bandicoot, Pac-Man World, Spyro the Dragon, Super Mario 64.
Tipos de jogos: Role-Playing Games (RPGs)
Imagine que você pode criar um personagem que sempre sonhou. Imagine que alguém pode contar uma história e você pode participar dessa história. Isso é o RPG clássico, que tinham livros e regras, com os mais diversos universos (Dungeons and Dragons sendo o mais popular). É de se esperar que nos jogos eletrônicos, RPGs também tivessem seu lugar.
Três elementos principais formam um jogo de RPG: missões, processos para evolução de seu personagem, aquisição e gestão de itens e acessórios para seu personagem. Você geralmente tem alguma influência sobre as decisões que toma no jogo, mas isso não é verdade para todos os jogos de RPG.
Exemplos de jogos de RPG: Baldur’s Gate, Final Fantasy, Fallout, Elder Scrolls, Chrono Trigger, Mass Effect, The Witcher.
Tipos de jogos: puzzle
Jogos de quebra-cabeça não são muito diferentes dos enigmas tradicionais. O que eles oferecem são ambientes únicos que não são tão facilmente colocados sobre uma mesa para você solucionar, por exemplo. O jogo Portal é um exemplo (Portal mistura elementos de outros gêneros, vale lembrar), onde você tem que fugir de uma prisão usando uma arma que abre dois portais (um de entrada e um de saída), em diversos ambientes, com diversas armadilhas. Mais recentemente, podemos citar Angry Birds e Candy Crush como puzzles de sucesso.
Exemplos de jogos de puzzle: Tetris, Puyo Puyo, Portal, Bejeweled, Candy Crush, Angry Birds.
Jogos de simulação
Pela sua natureza, as simulações são tentativas precisas em recriar uma experiência. Estes podem ser na forma de simulações de gestão, como SimCity, que tenta recriar a gestão de uma cidade, ou com um toque de humor, como e The Sims, onde você faz a gestão de uma casa e os membros de sua família. Existem também os simuladores de transportes, tais como o Train Simulator e o Flight Simulator, e os jogos de simulação de corrida, como Gran Turismo.
Exemplos de jogos de simulação: SimCity, SimFarm, Train Simulator, Euro Truck Simulator, Microsoft Flight Simulator, Gran Turismo.
Jogos de estratégia: RTS e MOBA
Jogos de estratégia tentam capturar um senso de realismo para oferecer ao jogador. Existem títulos baseados em tempo real e títulos baseados em turnos. Os famosos MOBAs, como DOTA, LOL e Heroes Of The Storm surgiram a partir de títulos de estratégia. Nesses jogos, é necessário adquirir recursos, construir unidades para ataque e defesa, desenvolver estratégias, e ter um bom trabalho em equipe.
Exemplos de jogos de estratégia: DOTA, League Of Legends, StarCraft, Heroes Of The Storm, Command And Conquer, Smite.
Tipos de jogos: esportes
Jogos de esportes são aqueles que simulam o jogo de esportes. Muitos deles têm incorporado novos aspectos para além dos próprios jogos. É possível criar seu próprio time e jogadores, até fazer a gestão financeira de um time. A variedade nos jogos de esportes é limitada, sendo um ou dois títulos para cada estilo de esporte. Mas o realismo e a qualidade dos títulos agradam bastante.
Exemplos de jogos de esportes: NFL, Fifa, Pro Evolution Soccer.
Jogos de luta
A maioria dos jogadores vai ser batizado em algum jogo de luta, algum dia. Esse tipo de jogo envolve um ou mais lutadores na tela. Muitos desses jogos tem modos de história, mas o legal é jogar contra amigos e adversários online ou no mesmo videogame/computador.
Exemplos de jogos de luta: Street Fighter, Soul Calibur, Mortal Kombat, Tekken, Virtua Fighter, Dead or Alive, The King Of Fighters, Bloody Roar, Marvel Vs Capcom.
Jogos de dança e música
São jogos que dependem de seu ritmo e/ou afinação para funcionarem. Tudo começou com Dance Dance Revolution, em que você tem que usar passos de dança para repetir comandos da tela, e depois teve continuidade com a série Guitar Hero e seus controles na forma de instrumentos musicais.
Exemplos de jogos de dança e música: Dance Dance Revolution, Guitar Hero, Rock Band, Bust a Groove, Just Dance.
Gêneros de jogos: survival horror (terror)
A principal mecânica de jogo nestes é a “sobreviver” o ambiente que inclui elementos fantásticos ou sobrenaturais que são muito assustadores e muitas vezes perturbadoras. Muitos destes títulos são classificados apenas para adultos porque incluem cenas muito pesadas.
Exemplos de jogos de survival horror: Resident Evil, Silent Hill, Dead Space, The Evil Within.
Jogos híbridos
É importante reconhecer que muitos jogos não estão limitados a um único gênero. Alguns são uma combinação de dois ou mais gêneros de jogos. Na verdade, enquanto os jogos evoluem, as linhas divisórias entre os gêneros ficam cada vez mais borradas. GTA, por exemplo, mistura elementos de ação em terceira pessoa com RPG. Jogos de plataforma incorporam elementos de aventura. A evolução dos jogos é constante. E contamos com sua participação nos comentários, caso tenhamos esquecido algum gênero de jogo, ou algum desses gêneros tenha mudado o suficiente para merecer uma edição nossa!
Sobre o autor
André é entusiasta de todo tipo de jogo: retrô, moderno, arcade, consoles, PCs, smartphones, jogos de tabuleiro, wargames, e vários outros. Escreve há muitos anos no site Jogos Palpite Digital e compartilha suas opiniões e análises sobre jogos em geral.
Veja também
Os 10 jogos mais presentes nas lan houses do Brasil!
Como gastar menos dinheiro em jogos originais?
Como jogar jogos antigos sem usar pirataria?
Melhores jogos para jogar com os amigos! PlayStation, PC e Android!