Jogos parecidos com GTA! Conheça!

Em GTA (Grand Theft Auto) por André M. Coelho

A Rockstar Games liberou Grand Theft Auto V. Embora os conceitos de jogo mantém-se muito semelhante aos jogos anteriores, a revisão de muitos elementos, a adição de mais de um personagem principal e a atualização gráfica provocou um fenômeno de jogo, inspirando muitos clones desde quando saiu o primeiro jogo da série na sua nova fórmula, como um jogo de terceira pessoa. Se você precisa preencher o seu tempo livre com uma jogabilidade GTA enquanto você está esperando para o próximo lançamento da Rockstar, ou simplesmente não quer lidar com a marca GTA por qualquer motivo, há uma série de jogos similares no mercado com alta qualidade.

Leia também

A série Saints Row

Se GTA teve qualquer tipo de concorrência direta, estamos falando então da série Saints Row. Considerando, GTA pode se levar um pouco a sério demais. Saints Row percebe que as pessoas ficam um pouco malucas quando confrontadas com um jogo de mundo aberto ao crime e opta por uma aproximação mais leve a esse mundo, beirando a comédia. Felizmente para os fãs do mundo aberto do crime/comédia, Saints Row é realmente muito sólido, considerando os tipos de armas bizarras e veículos que disponibiliza.

A série Máfia

Grand Theft Auto é centrado em algum tempo relativamente moderno, o jogo Máfia original tem origem na década de 1930, mas incorpora a maior parte do jogo GTA padrão, como vários carros para roubar, tiro em terceira pessoa e uma grande cidade sandbox (aberta) na qual o jogador executa missões para subir na hierarquia da máfia. Máfia é considerado mais sério e realista do que GTA , em grande parte, ajudado pelo fato de que seguir a leita muitas vezes resulta em uma missão mais fácil.

Sleeping Dogs

Coloque GTA no oriente e acrescente elementos de filmes de ação no jogo, como pular de carros em movimento para outros veículos. Existe ainda um conflito interno do personagem principal que é um policial, e você tem de escolher o caminho do bem ou do mal durante seu trajeto. Mesmo sendo inicialmente, de certa forma, uma cópia de GTA, o jogo já garantiu seu espaço independente e já tem planejadas sequências dado o seu sucesso.

A série Crackdown

Uma mudança um tanto refrescante do sandbox e sua farra de crimes, Crackdown apresenta um policial geneticamente melhorado com o objetivo de pôr fim aos atos de três sindicatos do crime, efetivamente transformando cometer crimes algo errado. Você passeia pela cidade escolhendo as missões de uma forma não- linear, tentando assumir uma briga direta com os sindicatos do crime ou lentamente remover parte de seu poder tirando algumas de suas operações menores. Embora você possa dirigir em torno da cidade sandbox, você pode colocar esses poderes geneticamente melhorados para uma boa utilização e viajar pulando pelos telhados. Crackdown tem uma cidade completamente aberto, desde o início e no jogo há recompensas para fazer as coisas que não envolvem o enredo do jogo .

Jogos parecidos com GTA

Ainda existem muitos jogos bons como GTA por aí. Procurando, você ainda encontra vários excelentes que podem até substituir GTA V na sua prateleira. (Foto: www.techshout.com)

Red Dead Redemption

Desenvolvido pela Rockstar, os criadores de GTA, alguns enxergam Red Dead Redemption como GTA com cavalos. Red Read certamente é um sandbox de tiro em terceira pessoa em mundo aberto ambientado em um mundo de bandidos, mas o jogo conta com uma história mais comovente do que a série GTA. As pessoas tendem a incluir RDR em discussões sobre “o jogo mais triste que você já jogou”, enquanto ninguém no seu perfeito juízo iria incluir o simulador de caos que é GTA nessa lista.

Red Dead Redemption emprega sua aplicação padrão sandbox em relação à lei, com medidor de procurado para quando as coisas dão errado e substitui roubar carros com roubar cavalos. Claro, tudo com uma boa história de Velho Oeste.

Just Cause

Não é exatamente um simulador de crime como Grand Theft Auto. Porém, Just Cause ainda emprega um mundo aberto, em terceira pessoa de ação e aventura, onde o personagem principal está envolvido em uma trama com um sindicato do crime. Em Just Cause, no entanto, o sindicato do crime é substituído pela ditadura que se acredita estar na posse de armas de destruição em massa.

Enquanto percorrendo em torno da fictícia ilha de San Esperito, o ritmo de missão é como GTA e seus clones, onde existem missões principais da história, mas uma infinidade de missões secundárias e tarefas a executar que não chegam a avançar o enredo, mas não deixam de ser divertidas. Como esperado, há muitos veículos para o jogo, bem como uma variedade de armas e artimanhas baseadas no mundo aberto. Pelo menos é um pouco refrescante tomar parte em uma história que está focada mais em parar um ditador cruel do que se tornar um.

Just Cause, e, especialmente, Just Cause 2, são ainda menos sérios do que os jogos GTA . Eles estão focados em grandes quantidades de violência, explodir coisas e abrir um pára-quedas quase mágico que permite que você apenas sobre voe ao redor de uma ilha tropical. Estes jogos são uma divertida brincadeira, mas são desprovidos de uma história ou algo mais profundo do que a escolha de usar sua metralhadora ou lançador de foguetes.

Infamous e Prototype

Colocamos as duas séries em um só tópico porque ambas tratam de pessoas que ganham, de certa forma, super poderes para sair voando ou pulando cidade afora. Não temos tanto o elemento “roubo” de GTA, mas por que roubar um carro quando você pode sair voando de prédio em prédio?

Embora só tenha focado um punhado de jogos como Grand Theft Auto acima, há uma série de outras boas opções disponíveis, como a série O Poderoso Chefão, bem como uma incrível quantidade de clones para plataformas móveis. No entanto, se você ficar com as séries acima, você terá o suficiente para fazer enquanto espera o próximo GTA ou os DLCs de GTA V.

Quais séries você acha que são parecidas com GTA? Quais você recomenda e quais você acha que não valem a pena?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é entusiasta de todo tipo de jogo: retrô, moderno, arcade, consoles, PCs, smartphones, jogos de tabuleiro, wargames, e vários outros. Escreve há muitos anos no site Jogos Palpite Digital e compartilha suas opiniões e análises sobre jogos em geral.