Controle do PlayStation – Como saber se é original?
Um assunto que intriga grande parte dos usuários de vídeo game é na hora de comprar um controle original. Atualmente existem diversos controles similares que são vendidos como novos e por meros detalhes acabam passando batido e pagamos um preço absurdo por um produto pirata.
O nosso site vai te alertar dos vários itens que deve analisar na hora de comprar um DualShock 3 original. Veja as principais diferenças de o um original para um pirata abaixo:
Leia também
Botão Reset
Os controles DualShock 3 piratas não possuem o botão reset. Este botão é de suma importância e ele possibilita que o controle seja reiniciado. Os controles piratas deixam apenas um buraco vazio para simular o espaço do botão.
Você deve verificar a presença do botão fazendo um teste. Utilize um palito para pressioná-lo e veja se o controle será mesmo resetado. Este botão fica na parte superior traseira bem próximo aos 4 leds do DualShock 3. Confira a posição exata na imagem abaixo:
Acabamento
O DualShock 3 pirata não conta com um acabamento bem trabalhado. Você vai perceber facilmente que os botões são mais duros e quando pressionar os botões R2 e L2, você vai escutar alguns ruídos estranhos.
Outro ponto falho que é facilmente identificado é o encaixe entre a parte frontal e traseira da carcaça, você pode ver que ela não é tão alinhada. Outro ponto de identificações é quanto aos escritos DUALSHOCK 3, SIXAXIS, SONY, eles também deixam a desejar em seu alinhamento.
Existem controles que você nem vai encontrar as palavras SIXAXIS próximo ao DUALSHOCK 3. O botão PS também deve estar perfeito e totalmente alinhado. Confira um exemplo original na imagem a seguir:
Outro fator determinante é a tinta utilizada nos botões. Nos controles piratas está tinta sai com muita facilidade.
Selo da Sony
Este selo é um ponto importante e quase ninguém da atenção. Ele fica na parte central traseira do DualShock 3. Nele você encontra praticamente um certificado de originalidade do controle com várias informações.
Através deste selo você pode encontrar vários erros que denunciam que este controle é pirata. Verifique o acabamento lateral do selo e também dos escritos de instruções.
O principal vem agora, você deve observar o número de modelo do DualShock 3. Você vai encontrá-lo na parte superior direita do selo. Através deste número você vai detectar certamente se é um controle original ou pirata.
Este número pode variar de acordo com a região de sua fabricação, confira então as opções de códigos de controles originais abaixo:
- CECHZC2U – Modelo americano fabricado em Las Vegas
- CECHZC2U A1 – Modelo americano fabricado em Las Vegas, mas em uma versão especial para o PS3 Slim
- CECHZC2J – Modelo japonês
- CECHZC2H – Modelo de Hong Kong
- CECHZC2K – Modelo coreano
- CECHZC2E – Modelo europeu
- CECHZC2M – Modelo mexicano, este é o controle que geralmente vem junto do vídeo game comprado aqui no Brasil, especialmente no PS3 Slim.
Observe bem na hora da compra e te alertamos para os modelos que são mais pirateados, são os CECHZC2U e o CECHZC2H. Observe a fonte de impressão deste selo, geralmente os falsificados têm fontes mais altas.
Bateria
A bateria é certamente o maior entregador de controles piratas. Enquanto os controles piratas têm duração de pouco mais de 6 horas, o original apresenta uma duração de mais aproximadamente 24 horas.
Agora é ficar atento e de olhos abertos na hora de comprar seu controle original. Caso você detecte qualquer exemplo citado anteriormente você deve imediatamente procurar o gerente da loja e reclamar. O ideal mesmo é ter muita atenção na hora da compra para evitar transtornos futuros.
Sobre o autor
André é entusiasta de todo tipo de jogo: retrô, moderno, arcade, consoles, PCs, smartphones, jogos de tabuleiro, wargames, e vários outros. Escreve há muitos anos no site Jogos Palpite Digital e compartilha suas opiniões e análises sobre jogos em geral.
Veja também
Quake – Dicas e Truques!
Tomb Raider, como jogar?
Street Fighter Alpha 2 – Dicas e Truques!
Final Fantasy VI – Dicas e Truques!