Como escolher um monitor para jogos?
Monitores gamer não são baratos. E sair comprando o primeiro que você encontrar vai só te deixar arrependido por não ter pesquisado melhor. Algumas características do monitor podem ser mais importantes para você do que outras. Por exemplo, eu me importo mais com a taxa de atualização do que a resolução 4 k. Não faço tanta questão do 3D, mas conheço muitas pessoas que gostam dessa opção.
Então, para te ajudar a decidir, vamos ver quais são as características mais importantes de um monitor.
Resolução do monitor gamer
Ao escolher um monitor para jogos, a primeira coisa que você deve olhar são as resoluções dos monitores. Um monitor gaming é um monitor de jogo porque ele deve deixar seus jogos com a melhor imagem possível. Procure por um monitor com, pelo menos, uma resolução Full HD de 1920 × 1080 p. Se você busca ainda mais detalhes, procure por um monitor 4 k, mas vale o lembrete: quanto maior a resolução, melhor vai ter que ser sua placa de vídeo. E geralmente, jogos recentes com a melhor resolução e gráficos, só rodam com um bom FPS (frames per second ou quadros por segundo) com as placas de vídeo topo de linha. Vá com cuidado na sua escolha.
Leia também
Contraste de monitor para jogos
A relação de contraste de um monitor é a razão entre a luminância do branco até o preto que o monitor é capaz de produzir. Traduzindo, é a diferença entre o branco mais branco do monitor e o preto mais preto que o monitor é capaz de produzir. Geralmente, quanto mais elevado o contraste, melhor produzidas serão as cores, além de mais nítidas. O problema é que essa é uma questão muito pessoal, e algumas pessoas “percebem” diferentes as cores de um monitor. O mais importante: não escolha seu monitor baseado APENAS no contraste.
Tempo de resposta de monitor gaming
Geralmente, você quer um tempo de resposta o mais rápido possível, especialmente com um monitor para jogos. O tempo de resposta é a quantidade de tempo que leva entre você entrar com um comando no seu PC gamer e o monitor reagir a esse comando. O tempo de resposta é medido em milissegundos, tal como 5ms, 1ms, 2ms. Os melhores monitores para jogos tem um tempo de resposta de 1ms.
Brilho de monitor para jogos
O brilho de um monitor é medido em candelas por metro quadrado (cd/m2). Não estranhe, eu também não conhecia muito bem essa unidade de medida. O que é importante aqui não é a medida, mas saber que monitores com um brilho em torno de 300 cd/m2 tem um brilho muito baixo. Novamente, entra seu gosto pessoal: cada pessoa percebe o brilho de formas diferentes. Como monitores gaming raramente são vendidos em loja, vá a uma loja de eletrodomésticos e veja o brilho da luz de monitores LED e de Plasma. Peça para ver no manual o brilho, e encontre um valor com o qual você se sente mais confortável, para poder escolher seu monitor gaming baseado nesse valor.
https://youtu.be/QmED2Os489w
Frequência ou taxa de atualização da tela de monitor
Uma imagem em movimento no monitor é formada por várias “fotos” mostradas em sequência. Quando mais “fotos” são mostradas, mais fluida ficará a imagem. Essa fluidez ou quantidade de fotos por segundo é medida através do FPS, sigla para “frames per second”, ou quadros por segundo, na tradução.
Um monitor normal tem uma frequência de 60 Hz, ou seja, ele é capaz de atualizar a imagem 60 vezes a cada segundo. Para um monitor gamer, essa taxa de atualização não tem problemas para jogos de aventura, jogos de estratégia, jogos de RPG, puzzles, e jogos que não exigem muito dinamismo. Para jogos de FPS e de luta, principalmente, poder perceber mais nuances de movimento durante uma partida ou jogo é muito importante. Uma frequência mínima de 100 Hz é ideal para um monitor gamer. Os melhores monitores gamer tem uma frequência de 144 Hz.
Entradas para o monitor gaming
Certifique-se de verificar o que as entradas são incluídas em um monitor de você considerar a compra, porque você quer ser capaz de realmente conectar o computador a ele. Geralmente qualquer monitor bom para jogos virá com uma mistura de entradas HDMI, DVI-D, D-Sub, VGA e DisplayPort. Verifique sua placa de vídeo para estas saídas, e veja quais você tem para conectar seu computador ao monitor.
Vale alguns lembretes: HDMI da maioria dos monitores gamer não suporta uma frequência de atualização da tela mais rápida (mais de 60 Hz) e, portanto, não suportam mais de 60 FPS. Apenas os cabos Dual DVI (DVI-D) e DisplayPort tem suporte a mais de 60 Hz na maioria dos monitores. Estes cabos, por sua vez, não transmitem áudio, e você vai precisar de um conector extra para seu monitor, caso ele tenha entradas para headphones.
Tamanho do monitor para jogos
Você pode achar que combinar monitores menores em um sistema de múltiplos monitores é melhor, mas nem sempre. O tamanho mínimo de um monitor gaming widesc
Como escolher monitor gamer? Os melhores monitor para jogos?
Pesquise análises, opiniões de jogadores profissionais, assista a vídeos com os monitores em ação. Essa pesquisa vai te ajudar muito a decidir um monitor. Claro, o preço também é uma questão importante, e as marcas tem opções para todas as faixas de preços. Mas vale a pena economizar mais uma grana e pegar os monitores mais caros.
Qual monitor gaming vocês escolheram? O que vocês consideram na hora de escolher um monitor para jogos?
Sobre o autor
André é entusiasta de todo tipo de jogo: retrô, moderno, arcade, consoles, PCs, smartphones, jogos de tabuleiro, wargames, e vários outros. Escreve há muitos anos no site Jogos Palpite Digital e compartilha suas opiniões e análises sobre jogos em geral.
Veja também
O que é um speedrun?
Como gastar menos dinheiro em jogos originais?
15 melhores canais de GAMES no Youtube no Brasil!
Como rodar jogos pesados em computador antigo?