Como abrir e onde fica um replay do Starcraft

Em Cheats, Dicas e Códigos por André M. Coelho

Recentemente voltei a jogar um pouco de Starcraft e considero que a melhor maneira de se tornar um bom jogador e realmente aprender é assistindo aos replays das partidas. Nos replays fica fácil observar a expansão de cada adversário mas principalmente a sua própria e saber o que deu errado. Cada combate é uma aula ao assistir o replay, em que você entende porque ganhou ou perdeu ou o que poderia ter feito de melhor.

Para salvar o replay no Starcraft, você apenas precisa clicar na opção “Save Replay” (ou equivalente) ao fim do jogo. Basta dar um nome de arquivo que lhe permita identificar depois a que jogo o replay se refere.

Leia também

Para abrir o replay e ver a partida, você deve iniciar o jogo no modo “Single Player”, clicar sobre o seu usuário e na tela inicial de escolha das missões haverá um botão “Load Replay”. Clique sobre ela e escolha qual replay deseja assistir. Bem simples e direto, mas é estranho o replay estar apenas na tela do jogo “Single Player”.

Mas e se o que você precisa é do arquivo de replay do Starcraft para mandar para um amigo, por email? O arquivo de replay fica com extensão .rep e localizado no diretório “C:\Program Files\StarCraft\Maps\replays”. Na época em que o Starcraft 1 fora lançado não havia ainda o costume de separar os dados dos arquivos executáveis no sistema operacional, logo o replay era salvo diretamente no diretório do programa. Isso obviamente persistiu mas o jogo ainda funciona bem e normalmente no Windows 7, que é onde o utilizo.

O arquivo de replay não é grande. Em um jogo muito grande e de várias horas ele dificilmente passará de 500kB. Ele não é um vídeo de todo o jogo, mas apenas uma seqüência de comandos executados por cada jogador durante a partida. Ao executar o replay o jogo renderiza a tela novamente como se estivesse ocorrendo uma partida. O que muda são os controles e o tempo de execução que pode ser modificado.

Replay Starcraft Broodwar

Starcraft Broodwar

Fácil não? Eu demorei um pouco para descobrir onde ficava o arquivo, então espero que com a explicação acima fique mais fácil para você!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é entusiasta de todo tipo de jogo: retrô, moderno, arcade, consoles, PCs, smartphones, jogos de tabuleiro, wargames, e vários outros. Escreve há muitos anos no site Jogos Palpite Digital e compartilha suas opiniões e análises sobre jogos em geral.